segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Família do Lado 2012

No dia 18 de Novembro realizou-se um almoço intercultural "família do Lado 2012". O encontro teve início à hora prevista (às 13h). A família Anfitriã é composta por 3 elementos. A mãe nascida em Moçambique descendente de Indianos (Goa), 2 filhos e uma filha. A família visitante (família portuguesa) era composta pelo mesmo numero de elementos. Estiveram envolvidas as seguintes nacionalidades: goesa, brasileira, norueguesa, italiana, portuguesa e cabo-verdiana. Foi um almoço tradicional Indiano. À mesa pôde-se apreciar umas boas entradas de chamuças,caranguejo recheado, Cheu grosso, Balchão de camarão, Cheu fino, etc.

Para o almoço propriamente dito serviu-se sarapatel (comida tradicional da Índia) acompanhado com o tradicional vinho português (do Douro). O convívio e a partilha de curiosidades sobre as culturas foram evidentes. As famílias quiseram informar sobre os países envolvidos e questões como casamentos prometidos, religião muçulmana, receitas culinárias entre outras foram objecto de interrogações.
Para a sobremesa apreciou-se uma sobremesa tipicamente Italiana oferecida pela família visitante (o Tiramisu) e ainda Doce de Grão (Índia).
Um dos elementos da família anfitriã fez anos nesse dia, por isso no final cantou-se os parabéns. As famílias trocaram os contactos e ficaram de acertar datas para novos encontros.



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Formação Sobre a Lei de Imigração para técnicos - DGRS

No dia 16 de Novembro de 2012 a ASSACM através do Claii Amadora-Buraca, realizou em parceria com o ACIDI, IP - Entreculturas, uma acção de formação, sobre a lei de Imigação, para técnicos da Direcção Geral de Reinserção Social - Benfica. A formação tinha como objectivo (in) formar os técnicos dotando-os assim de ferramentas que possam facilitar o seu trabalho (ajudar na resolução da problemática da reinserção dos ex-reclusos imigrantes do ponto de vista da regularização da sua permanência em Território nacional sempre que não haja pena acessória de expulsão, saber as possibilidades legais de regularização de situação legal de jovens estrangeiros em risco acompanhados pela DGRS etc.), melhorando assim a integração dos imigrantes público-alvo dos seus serviços.
A formação contou com participação de 20 técnicos (a maioria da DGRS e alguns da ASSACM).
Surgiram bastantes questões! Os técnicos gostaram e ficamos convencidos que ficaram mais habilitados a tratar das questões acima referidas.