As crianças que vivem nos Bairros mais críticos, pouco saem do seu ambiente de morada e como consequência não criam pontos de comparação do seu habitat com o resto das áreas onde vivem. A intenção desta actividade, no âmbito do Projecto Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal, financiado pelo FEINPT (Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros) no domínio da Educação é ensinar as crianças a ver/comparar, para que possam apreciar mais o próprio mundo em que vivem.
A primeira fase da formação aos educadores/professores foi composta por duas etapas: Realizar uma visita ao Centro de Arte Moderna na Fundação de Calouste Gulbenkian para ver a exposição de Ana Vieira. Desta visita surgiram várias ideias para trabalhar com as crianças:
• Que as levassem a pensar que nunca se deve desistir de fazer o que queremos, mesmo que surjam obstáculos pelo caminho.
• Leva-las a conhecer e fotografar Lisboa e dar relevo a pormenores como casas, monumentos, movimentos…leva-las a sonhar.
Numa segunda etapa, também no Centro de Arte Moderna na Fundação Calouste Gulbenkian uma dinâmica de grupo (formadores) em que realizaram jogos de grupo que a posterior foram implementados na sessão com as crianças.
Estas sessões iniciaram em Março e todas as Terças-feiras durante cerca de 1h30, crianças do Bairro 6 de Maio e do Bairro do Alto da Cova da Moura unem-se em prol de uma actividade de carácter experimental e de capacitação, formação e sensibilização numa lógica itinerante, promovendo a mobilidade e a interculturalidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário