O II Plano para a integração de imigrantes diagnosticou que muitos idosos imigrantes, apesar de possuírem carreira contributiva (terem feito descontos para a Segurança Social), quer em Portugal, quer em outros países Europeus não têm ou têm acesso dificultado aos seus direitos decorrentes desse facto por
desconhecimento das formas de acesso. Pretende-se com esta atividade, desenvolvida no âmbito da III edição do projecto "Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal" coordenado pelo ACIDI, IP e financiado pelo FEINPT, concretizar a nível local, 3 sessões de informação com idosos imigrantes sobre os direitos e deveres decorrentes de descontos efetuados para a segurança social de forma a facilitar o acesso aos mesmos.
Entre os idosos imigrantes começam a surgir também situações crescentes de ausência de carreira contributiva tornado também fundamental esclarecimento sobre as prestações ligadas ao regime não contributivo.
Será produzido material informativo específico sobre a questão que será distribuído às associações de imigrantes e outras instituições do município que tenham imigrantes como publico alvo.
A primeira sessão de informação será realizada no dia 24 de Janeiro de 2013 no Bairro 6 de Maio na Amadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário